top of page
  • Foto do escritoroctaEra

Tecnologia e Amazônia: uso da tecnologia como ferramenta fundamental para a conservação da floresta

Atualizado: 1 de jun. de 2023


Com o avanço da tecnologia, a proteção da Amazônia está se beneficiando de novas soluções. Enquanto os drones são capazes de sobrevoar a floresta e capturar imagens aéreas de alta resolução que identificam possíveis ameaças, a tecnologia do metaverso oferece uma perspectiva única e imersiva do local.


O uso de drones, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum em diferentes áreas, desde entregas de pacotes até o monitoramento de plantações. Na Amazônia, essa tecnologia também é utilizada com sucesso para monitorar locais com desmatamento e ajudar na conservação da floresta.


Além disso, algumas empresas têm se destacado no setor, oferecendo soluções de monitoramento e preservação ambiental com o uso de drones e outras tecnologias. A octaEra, por exemplo, desenvolveu uma solução no metaverso e na internet, que permite visitar a floresta de dentro, em uma experiência imersiva que simula a realidade da Amazônia em 360º.


No entanto, o uso de tecnologia na Amazônia apresenta desafios importantes, como toda a dificuldade de acesso, bem como a necessidade de respeitar as leis e regulamentações que protegem a privacidade e os direitos dos povos indígenas da região. Por isso, é fundamental que as empresas que atuam nesse setor tenham uma abordagem responsável e ética em relação ao seu uso.


Apesar dos desafios, a tecnologia tem se mostrado uma ferramenta importante para a proteção da Amazônia e a preservação da sua biodiversidade. Com seu avanço, é possível imaginar um futuro em que a floresta seja monitorada e protegida por uma rede de recursos que trabalham em conjunto para garantir a saúde e a sobrevivência de suas espécies.



Foto: Marizilda Cruppe / WWF

8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page